domingo, 30 de março de 2008

Texto da formatura do convênio aos professores


Professor: herói anônimo, ser humano dedicado, não mede esforços para repassar uma boa educação. Destemido, trabalhador, se sente recompensado por ser um abnegado na arte de ensinar. Apesar das dificuldades e das adversidades é um vitorioso. Apaixonado pela profissão que abraçou, vivenciou e se apaixonou, driblou as adversidades com suas armas: a inteligência e a competência. O seu exercício enquanto educador é orientar o educando, com o intuito de promover o desenvolvimento cognitivo e cultural, e a aquisição de saberes de sua própria cultura.
Durante o ano, aprendemos com nossos professores inúmeras coisas, além do conteúdo programático. Aprendemos a política, a ética e a moral das antigas Grécia e Roma; aumentamos nossos conhecimentos culturais com livros e cineclubes. Entendemos, agora, que não é preciso fazer guerra, mas fazer revoluções baseadas em liberdade e igualdade para acabar com o coronelismo que rege o Brasil ou para evitar a volta da ditadura de 64.
Um magnetismo foi nos aproximando desses educadores dando origem a matriz dessa amizade que muitas vezes se fizeram presentes por meio de conversas, rodas de violão e risadas. Eles foram uma espécie de fitormônio para nós, pois ajudaram no nosso desenvolvimento. Aprendemos que para se construir uma relação precisamos de energia potencial e equilíbrio, mesmo que não se saiba o valor dessa constante chamada carinho! Mas em alguns momentos ruins o 0,1% de diferença genética fez-se presente por causa de cansaço e pressão que sofremos. Apesar de tudo sempre os levamos como espelhos convexos tentando ser sua imagem, mesmo que reduzida. Foram uma espécie de célula mãe que ao sofrer meiose repassaram parte de seus conhecimentos, a partir daí passamos a crescer como função exponencial.
Agora como sujeitos simples seguiremos nossos vetores e retas da vida com muitos projetos, não exatamente amazônicos, mas tão importante quanto os acordos ambientais. Amigos, ainda não sabemos tudo, não entendemos que tipo de reação ocorreu entre nós e os professores, só sabemos que o produto, certamente será sucesso.
O nosso órgão estriado involuntário baterá mais forte, sentindo saudades com o passar do misterioso tempo. Graças a esses incansáveis educadores os nossos conhecimentos cresceram em progressão aritmética mais o nosso afeto por cada um cresceu em progressão geométrica. Agora, nos processos seletivos é só detonation!
Obrigada, a todos os professores do grupo ideal!