quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Balanço de 2008

O meu ano foi maravilhoso, bem distinto da maravilha de 2007, mas mesmo assim maravilhoso! Foi um ano diferente. 2008 foi bem mais do que eu esperava.

Comecei o ano com a felicidade de algumas aprovações de vestibular, mas ainda na angustia de outros e no dia 29 uma, digamos assim, “derrota” confirmada da UEPA. Logo depois fui felicitada com a aprovação na UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, e o que mais eu podia querer?Fui chamada na Uepa, cursei e com pouco tempo descobri que área queria seguir: jornalismo. Em abril, consegui um estágio que com o tempo só me fez afirmar cada vez mais minha escolha pela paixão de ser jornalista.

Entrei num mundo que não esperava: faculdade. Onde presenciei inveja, brigas, guerrinhas e pouquíssimas amizades verdadeiras. Me decepcionei e fiquei triste, mas aprendi a lidar com esse novo mundo que me era exposto e da qual eu farei parte por um bom tempo agora.

Tive uma independência maior com meu trabalho, meu dinheiro, principalmente o fato de poder sair mais, bem mais... Sair todos os finais de semana e conhecer ambientes e pessoas novas, algumas boas e outras nem tanto. Mas quem se importa, nem eu não fui boa suficiente o ano inteiro, mesmo.

Me permiti um novo amor, melhor diria, uma paixão. Aprendi, e como aprendi, vivi coisas que não sairão da cabeça e falei e ouvi outras tantas das quais nem lembro mais. Reafirmei muitas das coisas que já sabia, mas me surpreendi com outras novas e mais ainda comigo, com a minha forma de lidar com certas situações e de como realmente consegui ser “egoísta” por uma boa causa. Como creio que, hoje, dificilmente serei feita de boba ou algo do gênero.

Fiz amizades maravilhosas, mais velhas e mais novas, de todos os gêneros, números e graus. Entendi que realmente idade tem a ver com suas experiências de vida, por isso tem jovens tão cansados de tudo e adultos pulando em festas. Percebi que amizades velhas sempre são as mesmas amizades, não importa o que aconteça, afinal a amizade é só um amor que perdura por todo sempre.

Nos últimos dias vi uma realidade muito além ou aquém da minha, nada de festas, roupas, brilhos, mas muita pobreza e humildade. E por mais incrível que me parecesse havia muita felicidade no meio disso tudo. Dá uma agonia terrível de pensar que são apenas crianças e que deveriam ser todas iguais, mas não são e a gente não pode fazer muita coisa para que isso mude.

Comecei a entender que posso ser o orgulho de alguém, mas essa pessoa não precisa encher minha bola falando isso. Até porque deve ter medo de que isso me faça sentir superior demais e pare por aí.

Descobri que tudo que eu mais quero é ser independente e livre. Livre de todos e de tudo, mas infelizmente ainda não consigo me libertar materialmente.

Posso dizer que em 2008 comecei a ser mulher de verdade, com princípios e ideologias, com a ingenuidade de uma menina, sim, mas com muitos valores morais rígidos.
Eu espero que 2009 seja simplesmente muito mais do que tudo isso!

5 comentários:

Anônimo disse...

Amiguinha,
Faça como eu: agradeça sempre!
Agradeça por estar viva, com saúde, tendo a felicidade de desfrutar da presença das pessoas que mais te amam e que vc ama também, de ter roupas para vestir, um lugar digno para viver, comida boa pra comer... enfim! Parecem bobagens, mas é o sonho de muita gente.
Agradeça por ter uma vida de princesa!
Que Deus nos abençoe sempre.
FELIZ 2009!
Sua amiga,
Meg

Anônimo disse...

Foi um enorme prazer conhecer uma das minhas melhores amigas no ano de 2008... amizades verdadeiras são dificeis de conseguir hj em dia, ta muito lindo teu resumo de final de anooo!!

Te Amo Flávia Dias!

Priscila Monique disse...

aeee Flavinha espero que seu Blog tenha o mesmo caminho que o meu, seja reconhecido, tam,be depois de 6 anos.. hauahauhaua.... te adoro...

Unknown disse...

é mor você é do tipo de pessoa que enfrenta qualquer obstáculo, luta pelo que você quer, vive intensamente cada momento como se fosse o último da sua vida, aproveita cada oportunidade e só se arrepende das coisas que você deixa de fazer, esse é o seu lugar.
adoro muito vc......

Priscila Monique disse...

Flávia teu reconhecimento é apenas o´inicio de que dias muito melhores estão vindooo, paciencia requer prática! Parabens princesa!